Servicos
Serviços
Especializada em planejamento e acompanhamento de obras

A indústria da construção está inserida em um contexto cada vez mais exigente e competitivo. Diante desta situação, a gestão de planejamento e o controle dos processos construtivos merecem destaque, pois são fatores essenciais para a garantia dos prazos, dos custos e da qualidade dos empreendimentos. Presente no mercado desde 2007, a LZ Planejamento vem atuando nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste na prestação de serviços de planejamento, canteiro e acompanhamento de obras.

planejamento

O planejamento é a ferramenta essencial para a implantação de qualquer empreendimento e constitui, juntamente com o acompanhamento e o controle de processos, o chamado Gerenciamento de Projetos. Este visa assegurar o atendimento às metas de prazo e custo estabelecidas para a implantação do empreendimento e fornece ao cliente as respostas das questões fundamentais acerca de como fazer, onde fazer, quando fazer e com que custo.

A partir do estudo dos projetos, define-se a estrutura analítica do projeto (EAP), que subdivide o empreendimento em partes menores, identifica e estrutura os trabalhos a serem desenvolvidos. Organiza-se, deste modo, o escopo total do empreendimento pretendido. Por meio da combinação da divisão de trabalho (o que fazer) com a divisão física (onde fazer) gera-se uma listagem de todas as atividades que serão realizadas ao longo da obra.

Ao considerar as tecnologias e os sistemas construtivos adotados, cria-se a rede de precedências do empreendimento que define a sequência ideal dos serviços a serem executados. Assim, é definida a trajetória de execução, que corresponde à estratégia de ataque dos serviços ao longo das diversas fases.

Com base na EAP e na rede de precedência, elabora-se o cronograma de implantação da obra, o qual define as durações previstas para a realização de cada uma das atividades e determina os caminhos críticos que podem vir a impactar no prazo de entrega do empreendimento. Também são desenvolvidas análises com informações adicionais acerca de quantitativos e produtividades, tais quais histograma de mão-de-obra, histograma de produção, histograma de permanência de equipamentos e agenda de contratações.

A combinação do cronograma físico com as informações contidas no orçamento permite a elaboração da curva de avanço físico-financeiro e do cronograma de custo da obra.

Com estes dados em mãos, a equipe executora passa a ter conhecimento pleno do empreendimento, detectando possíveis situações desfavoráveis e simulando alternativas para a melhor alocação e otimização dos recursos.

Plano Diretor do Canteiro

O canteiro de obras é uma fábrica de edifícios. Como tal, deve buscar eficiência produtiva, o conforto e a segurança máxima dos seus funcionários. A organização, limpeza e humanização de um canteiro são diferenciais que demonstram a preocupação de nossos clientes com a qualidade de execução e com o uso sustentável dos recursos nos seus empreendimentos.

A LZ realiza um estudo completo para definir as entradas e saídas do canteiro e os fluxos de materiais e de mão de obra. Este serviço também compreende a análise e a proposição de alternativas de posicionamento de equipamentos de transporte horizontal e vertical, bem como o dimensionamento dos espaços administrativos e de armazenamento - buscando a otimização da logística do canteiro.

Tomando em consideração a complexidade de cada empreendimento, a equipe da LZ define as diversas fases executivas do canteiro, definindo a estratégia de ataque junto à equipe da obra.

Acompanhamento

O acompanhamento é o processo periódico de monitoramento e controle do empreendimento. Nas visitas realizadas pela equipe da LZ compara-se o que foi previsto ao que vem sendo realizado, possibilitando verificar se os objetivos estão sendo alcançados ou se serão necessárias medidas corretivas.

A linha de base é o planejamento inicial desenvolvido e aprovado junto à equipe da obra. É ele que contém o conjunto de metas acordadas entre os planejadores e os executores, gerando o plano de fundo que permite as três etapas fundamentais do acompanhamento: a medição, a atualização e a interpretação.

A medição física é a aferição em campo daquilo que foi construído, determinando o percentual realizado em cada tarefa e, posteriormente, o percentual de avanço global do empreendimento. É a partir dos levantamentos realizados que as atualizações no planejamento são efetuadas. Caso haja eventuais desvios, seus fatos geradores são analisados e iniciativas de correção são discutidas com a equipe executora. Em seguida é feita a reprogramação dos serviços, que gera as novas metas para os próximos períodos.

Também é possível comparar o valor agregado do avanço medido (com base nos valores orçados) com o custo real (quanto efetivamente custaram os serviços realizados), permitindo a detecção de eventuais desvios e gerando tendências da variação do custo do empreendimento.

Esse contínuo processo de avaliação permite que a equipe executora tenha a complexidade do empreendimento sob controle, detectando os desvios a tempo de corrigi-los.